sábado, 1 de agosto de 2009

ETIMOLOGIA E SURGIMENTO DO TERMO SOCIOLOGIA

Etimologia do termo sociologia e seu surgimento. O termo sociologia foi criado por Augusto Comte (1789-1857). A palavra sociologia originou-se do latim sócius que significa associação e do grego Logus que significa estudo. A pretensão inicial do pensador era juntar todos os estudos sobre humanidade, incluindo história, economia e psicologia. A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, como resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade. O contexto mundial era marcado por um modelo de vida que passava por transformações e com as novas invenções e descobertas, o mundo estava cada vez mias integrado. A consciência das pessoas estava ao mesmo tempo aumentando e se dispersando. Na tentativa de busca soluções para a nova realidade, os sociólogos procuravam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, e buscavam desenvolver um “antídoto” para a desintegração social. Neste mesmo contexto, acontecia a Revolução Industrial, ocorrida na Europa (Inglaterra – século XVIII) mais precisamente em 1750. Este acontecimento mudou radicalmente a estrutura da sociedade e os homens passaram a ser substituídos pelas máquinas que produziam mis e custavam muito menos. Isto fez com que os problemas sociais aumentassem. Muitas pessoas que antes trabalhavam de forma artesanal, ficaram sem emprego. Antes acostumadas a uma forma de vida mais lenta no meio rural, trabalhando apenas para a subsistência e vivendo da terra, agora passariam a trabalhar muito mais para os empresários, ganhando muito menos do que antes. A sociedade se dividiu em burgueses e proletariados. Os que detinham o controle do capital controlavam a economia e os trabalhadores que possuíam a força de trabalho eram subjugados ao poder dos patrões. Foi neste contexto que o capitalismo se fortaleceu e quem produzisse mais, estava acima dos demais.
Professor: José Antonio Rodrigues.

6 comentários:

  1. Professor fiquei muito satisfeito com o conteúdo do texto, pois retornei aos estudos este ano, depois de ausentar-me por mais de dezoito anos das salas de aula. Começando na Graduação de Serviço Social, fiquei surpreso ao saber que Auguste Comte é o criador do termo sociologia. Aliás estou em fase de pesquisa sobre o mesmo e o texto veio contribuir com isto também. Se não for indelicado da minha parte,(mas já sendo)rsrsr, solicito por favor maiores informações sobre a vida, fatos da época, e postagens sobre as obras de Auguste Comte. Um abraço!!!! Valeuuu!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola educador, tudo bem? Meu nome é Eber Cristian, vivo em Curitiba- PR
    Gostaria de pedir uma dica sua:
    Estou começando trabalhar filosofia com Ensino Médio é meu primeiro ano. Levando em conta que eles terão 3 anos de Filosofia, como posso dividir o estudo basico para cada ano?? Pode me ajudar? Se puder, escreva para meu e-mail
    ebercpt@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. olha eu também fiquei muito grato com o conteúdo!
    Pois o que relata é extremamente importante!

    ResponderExcluir
  4. oi professor, muito útil sua postagem e também muito esclarecedora. Eu estou cursando Serviço social e notei que na minha apostila a data de vida de Augusto Comte é de 1798 a 1857, e na sua postagem está de 1789 a 1857, só para esclarecimentos a respeito da data para evitarmos erros, pois fiquei em dúvida. Obrigado professor. grande abraço.

    ResponderExcluir